Análises
SHARE DE AUDIÊNCIA DE VÍDEO – Todos os dispositivos
Consumo individual em domicílios – Abril/2023
Dados do Cross Platform View (CPV), solução da Kantar IBOPE Media que apresenta a audiência de TV Linear e de Video Online, apontam o cenário do share de consumo de vídeo domiciliar em abril de 2023, ou seja, a participação do consumo de vídeo em todos os dispositivos ligados.
Para representar o nosso universo atual de medição regular, contamos com uma amostra de domicílios distribuídos 15 regiões metropolitanas: Gde. São Paulo, Gde. Campinas, Gde. Rio de Janeiro, Gde. Belo Horizonte, Gde. Vitória, Gde. Porto Alegre, Gde. Curitiba, Gde. Florianópolis, Gde. Goiânia, Distrito Federal, Gde. Salvador, Gde. Fortaleza, Gde. Recife, Belém e Manaus.
Para identificação do conteúdo, utilizamos o peoplemeter DIB 6, um dispositivo moderno utilizado nos países da América Latina para a medição de audiência de TV. Além disso, a partir de um robusto investimento em tecnologia, a Kantar IBOPE Media também utiliza o Focal Meter, um medidor lançado no mercado em 2021, capaz de mensurar o consumo de vídeo de todas as telas em uma rede de internet doméstica – ou seja, desconsiderando o consumo de rede de banda larga móvel. Dessa forma, é possível oferecer aos clientes, em um único painel, dados de TV Linear e plataformas de Video on Demand. A informação é entregue de forma regular para os clientes assinantes da solução Cross Platform View.
O gráfico abaixo reflete a participação de diferentes players, em abril de 2023, em domicílios nas 15 regiões metropolitanas medidas pela Kantar IBOPE Media. Os dados demonstram o consumo em aparelhos de TVs – conectadas ou não – e devices como smartphones, tablets e laptops – excluindo conteúdo não identificado e outros usos dos aparelhos de TV (consoles, games etc.).
Com base no Cross Platform View, a participação da televisão linear (TV Aberta e Pay TV), representa 78,3% de share, enquanto formatos de vídeo online possuem 21,7% de participação.
As plataformas de maior share de consumo de vídeo online em domicílio são YouTube (14,9%), Netflix (4,3%), Globoplay (0,9%) e Amazon Prime Video (0,5%). Somadas, as demais plataformas de vídeo online representam 0,8% do share de consumo domiciliar.
O gráfico abaixo reflete o percentual médio de audiência em abril de 2023 nas 15 regiões metropolitanas medidas pela Kantar IBOPE Media através dos aparelhos de TVs, conectados ou não, excluindo o consumo de vídeo em outras telas (Tablet/Laptop/Smartphone), outras utilizações de aparelhos de TV não relacionadas a vídeo consumo e conteúdo não identificado.
Com base no CPV, a audiência individual através do aparelho de TV é composta por televisão linear (TV Aberta e Pay TV), que representa 86% de participação e vídeo online, que representa 14% de participação.
As plataformas de maior share de consumo de vídeo online em domicílio são YouTube (7,9%), Netflix (4,2%), Globoplay (0,8%) e Amazon Prime Video (0,4%). Somadas, as demais plataformas de vídeo online representam 0,6% do share de consumo domiciliar.