De acordo com a pesquisa Sponsorlink, do IBOPE Repucom, o Brasil tem nove milhões de internautas superfãs de basquete (que declaram ser muito interessados na modalidade). E, para 39% deles, que declararam sempre acompanhar os jogos da Liga Americana de Basquete, o mês de novembro – que marca o início da temporada da NBA – é especial.
Entre a população que declarou possuir muito interesse pela modalidade também é grande a expectativa em assistir algum jogo de times da NBA no Brasil (84%). A paixão pela Liga, no entanto, vai além das quadras, pois segundo a pesquisa 64% dos superfãs de basquete afirmaram que comprariam mais produtos oficiais se eles fossem mais acessíveis no Brasil.
“O Sponsorlink – maior pesquisa especializada em esporte do mundo – expõe a ascensão da NBA no país. O modelo de organização do evento e a grande concentração dos maiores ícones da modalidade impulsionam o interesse dos brasileiros, e as redes sociais se tornam o grande ponto de encontro do superfã com a liga americana, promovendo a interação e engajamento dos brasileiros aficionados pelo esporte.”, explica José Colagrossi, diretor do IBOPE Repucom.
Mesmo com a importância da NBA, a liga brasileira, a NBB, segue forte entre os internautas brasileiros. Segundo a pesquisa, a NBB desperta o interesse em 38% da população. Já entre os superfãs de basquete, esse número chega a 83%.
“Esses são números expressivos e mostram que o brasileiro é apaixonado por basquete. A NBA abriu seu escritório no Brasil há três anos querendo se aproximar ainda mais dos seus fãs, desses superfãs, e ficamos felizes em ver que a modalidade vem crescendo dentro e fora das quadras. Temos trazido muitos eventos de 3×3, jogos de pré-temporada, promovendo ações com ‘Lendas’ da liga, trabalhando em parceria com a LNB, tudo para ajudar no desenvolvimento do basquete local e pensando em oferecer o melhor ao nosso público”, afirma Arnon de Mello, VP Brasil / Diretor-Executivo da NBA no Brasil.
O estudo revelou ainda um aumento de 44% entre os superfãs do esporte, que passaram de 9%, em setembro de 2014, para 13% no mesmo mês desse ano. O perfil do superfã de basquete é jovem e masculino: 41% deles estão na faixa dos 18 aos 29 anos e dois terços são homens (66%).
Realizado em setembro de 2015, o Sponsorlink representa a população de internautas brasileiros. Para esta pesquisa foram entrevistados 1.000 internautas, que representam 68,3 milhões de pessoas que acessam a internet no Brasil. São considerados “superfãs” aqueles que declararam ter “muito interesse” pelo esporte abordado. ')}