Artigos & Papers

    A experiência do consumo em casa

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on telegram
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on print

    Em meio a tantos afazeres cotidianos, como trabalho, estudos, trânsito e prática de atividades físicas, a volta ao lar é o horário nobre da vida do consumidor. Aquele momento para soltar o botão da camisa, tirar o salto alto e parar para relaxar. E, de acordo com estudo da Kantar IBOPE Media, esse horário se inicia ao final da tarde, quando as pessoas tendem a sair do trabalho ou escola e seguir para as suas casas (Target Group Index).

    Entre 18h e 20h, cerca de um terço da população das grandes regiões metropolitanas costuma jantar, 85% delas em casa, como demonstram dados do Target Group Index. No último ano, o hábito de realizar refeições caseiras aumentou. Os gastos com alimentação e bebidas em casa cresceu 9% em 2015, à medida que estas mesmas atividades apresentaram uma queda de 1% fora do lar, de acordo com o estudo HolisticView 2016, realizado pela Kantar Worldpanel. No total, mais de ½ milhão de lares deixaram de jantar fora de casa em 2015.

    Quanto aos momentos de descontração, que também acontecem a partir do começo da noite, a qualidade da experiência é fundamental. Tanto que, no último ano, os gastos com lazer aumentaram 7% em relação a 2014. Entre as atividades, está o consumo de mídia, como a televisão. No primeiro semestre de 2016, a média de televisores ligados nos domicílios foi superior ao do mesmo período nos anos anteriores, com o pico entre 20h e 22h, como indica o gráfico abaixo:

    3

    Ainda em relação à mídia, vale ressaltar que a televisão por assinatura (+5%) e o acesso à internet (+12%) são alguns dos serviços responsáveis pelo crescimento dos gastos com lazer, como revela o estudo da Kantar Worldpanel. Além destes, dados do Target Group Index apontam ascensão de 40% no uso de vídeo on demand em 2015, contribuindo para uma maior personalização da experiência do consumidor.

    A compreensão da qualidade do horário nobre do consumidor é essencial, visto que o tempo disponível para lazer é um só. Dessa forma, cabe ao consumidor selecionar o que é mais relevante para ele. Na televisão, o pico de audiência do conteúdo não linear – on demand ou gravado – ocorre em horário próximo ao do linear, ou seja, em um mesmo horário os telespectadores tendem a selecionar conteúdos diferentes, independentemente de quando foram exibidos.

    Para uma experiência ainda melhor, os telespectadores estão optando por televisores melhores e maiores. De 2014 para 2015 houve uma migração do televisor de tubo para LED e telas de até 26’’ abriram espaço para TVs maiores, segundo os dados do Target Group Index (gráficos a seguir). Esta melhoria também se reflete na compra de espaço publicitário pelo setor de eletroeletrônicos que, no primeiro trimestre de 2016, investiu 23% a mais do que no mesmo período de 2015, de acordo com o Monitor Evolution, da Kantar IBOPE Media. O mesmo estudo aponta que o setor de casa e decoração investiu 11% a mais no primeiro trimestre de 2016, quando comparado a esse período em 2015.

    O aumento das atividades dentro de casa é uma oportunidade de contato com os consumidores em momentos assertivos. Para isto, é importante equilibrar os esforços de comunicação em ações que potencializem a experiência de estar em casa, que proporcionem bem-estar, mas que sejam úteis e personalizadas, sem esquecer, é claro, do custo-benefício. ')}

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Cookie Consent with Real Cookie Banner