Artigos & Papers

    A revolução do mercado de vídeo

    O estudo Target Group Index aponta que o vídeo on demand (VOD) é usado por 17% dos brasileiros e já representa sete vezes mais do que em 2013. Entre os principais tipos de vídeo assistidos por esses consumidores estão as séries.
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on telegram
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on print

    Com o passar do tempo, o meio televisão passou por uma ressignificação. Hoje o conteúdo televisivo abrange todo tipo de vídeo e seu consumo foi transposto de um lugar para um momento. Aquela televisão na sala da casa foi estendida e já pode ser assistida em qualquer local e a qualquer horário. Além disso, observa-se o surgimento de novos serviços de conteúdo em vídeo. Essa multiplicidade de opções pode ser atribuída à expansão da internet, aliada às novas tecnologias. Esses fatores possibilitaram o consumo de vídeo em novos formatos, que conquistam cada vez mais adeptos.

    Para ilustrar essa evolução, o estudo Target Group Index demonstra que o VOD é usado por 17% dos brasileiros, sete vezes mais do que representava em 2013, como pode ser visto no gráfico abaixo.  Vale destacar que esse formato de vídeo traz consigo novos modelos de negócio. Hoje, as principais são: SVOD (Subscription Video on Demand), baseado em assinaturas; TVOD (Transactional video on demand), com base na compra ou aluguel pontual de um conteúdo, e AVOD (Advertising video on demand), modelo fundamentado em publicidade.

    Fonte: Target Group Index Y14 w1+w2, Y15w1+w2, Y16w1+w2 e Y17 w1+w2

    Com isso, esta nova maneira de consumir vídeo complementa o alcance quase absoluto da TV linear, de 96%, segundo o Target Group Index. Contudo, além do alto alcance, o vídeo também tem um grande poder de retenção. Os visitantes de um dos principais sites para consumo de vídeo on-line navegam cerca de 20 minutos a cada visita. Por mês, passam, em média, sete horas navegando nele, de acordo com a solução Target Group Index Clickstream – que reúne dados do Target Group Index, estudo quantitativo single source da Kantar IBOPE Media, e do comScore MMX, que fornece uma visão completa do comportamento do público on-line. Na televisão linear, a dedicação do telespectador é ainda maior, uma vez que dispendem mais de seis horas diárias assistindo ao meio, de acordo com dados da Media Workstation, da Kantar IBOPE Media.

    Atrair e manter a atenção do público nesse ambiente tão disputado é desafiador. Para essa missão, a qualidade do conteúdo, bem como a compreensão de o que os usuários de cada formato consomem são fundamentais. Entre o total de internautas que viram vídeos on-line, os vídeos humorísticos são os mais assistidos. No entanto, no top 5 dos que assistem vídeo on-line como um todo estão os tutoriais, gênero que não figura entre os top 5 gêneros ao isolarmos aqueles adeptos ao VOD. Entre estes consumidores, as séries ganham espaço, aparecendo na 5ª posição.

    RankingVídeo on-line (em sites/ instant messengers/ VOD)VOD
    1HumorHumor
    2Vídeos feitos por pessoas comunsFilmes
    3Música/ showsMúsica/ shows
    4FilmesVídeos feitos por pessoas comuns
    5Instruções TutoriaisSéries

    Fonte: Target Group Index Y17w2 – filtro: internautas

    As séries somaram cerca de 110 mil exibições na TV no último ano, um aumento de 1% em relação a 2015, e representaram 14% da grade de programação, atrás apenas de filme (30%), como apontam os dados da Media Workstation, da Kantar IBOPE Media. Consequentemente, o tempo dedicado a assistir o gênero na televisão linear aumentou e atingiu um crescimento de 8% no último ano, como pode ser notado no gráfico abaixo. Com a Lei da TV Paga, as emissoras passaram a produzir e exibir mais conteúdos nacionais nos últimos anos, muitos deles do gênero séries.

    Fonte: Kantar IBOPE Media | Media Workstation | PNT Completo | 01/01/2014 a 31/12/2016| Total Ligados | Ats Live | Indivíduos

    No Twitter, de acordo com a ferramenta Kantar Twitter TV Ratings, o gênero somou cerca de 4 milhões de Tweets, que alcançaram aproximadamente 400 milhões de impressões, em 2016. De acordo com essas menções, a percepção do público em relação às séries é muito mais positiva do que negativa.

    O sucesso das séries e o foco na produção de conteúdo pode ser consequência da expansão das novas formas de consumo de vídeo. Quando existem muitas fontes de entretenimento disponíveis, o consumidor tende a buscar àquelas com que mais se identifica. Nesse contexto, o desafio para os veículos é se tornar referência na curadoria e produção de conteúdo para fidelizar seus consumidores. Dessa forma, os anunciantes poderão dialogar e engajar ainda mais com seu público, ao se adaptar aos novos modelos de negócios que esses formatos possibilitam. ')}

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Cookie Consent with Real Cookie Banner