Artigos & Papers

    Átomo da compra – O ciclo do consumidor digital

    Há algumas décadas, as lojas Mappin representavam o que havia de mais moderno. Em um mesmo lugar era possível comprar roupas, alimentos e eletrodomésticos, bem como interagir socialmente. Uma solução inovadora para a rotina apressada dos paulistanos. Hoje, existem inúmeras lojas de departamentos, shoppings centers, hipermercados e o mais novo ponto de encontro dos consumidores, a internet. Essa plataforma mais que dobrou sua abrangência nos últimos 10 anos e já é usada por cerca de 2/3 da população brasileira nas principais regiões metropolitanas.

    Com essa evolução tecnológica, o dinheiro passou de papel para plástico e se tornou virtual, por meio de internet banking ou bitcoins. Aliado a isso, os brasileiros estão cada vez mais maduros digitalmente: entre os que acessam a internet há cinco anos ou mais, 64% realizam mais de 10 atividades online, frente 35% dos que acessam há menos tempo, de acordo com o Target Group Index.

    Esse universo virtual permite que o consumidor esteja em diversas lojas ao mesmo tempo, onde pode verificar os produtos existentes no mercado para a satisfação de suas necessidades, comparar preços de um mesmo produto, bem como consultar opiniões e avaliações de outras pessoas. Tudo ao mesmo tempo.

    Nesse cenário, o processo da compra pode ser expresso por um ciclo orgânico que passa pela influência, propagação, interação e ação. Todas essas fases agem como protagonistas no processo que antecede a decisão de compra, como demonstra a figura abaixo.

    Na fase da influência, a publicidade exerce um papel fundamental como estimuladora das necessidades latentes dos consumidores, bem como para expor as ofertas disponíveis no mercado. Dentro do ecossistema midiático, os anúncios televisivos e na internet são os que mais prendem a atenção do público, como é possível notar no gráfico abaixo. Mais da metade da população acha que a propaganda na televisão é interessante e proporciona assunto para conversar.

    Fonte: Target Group Index Y15w2+Y16w1,
    Filtro: TV, internet, jornais, revistas, radio, mídia extensiva – últimos 7 dias

    Nessa etapa, o consumidor conta também com sua própria experiência anterior (72%), assim como com sua família e amigos (70%), para adquirir informação antes da decisão de compra. Vale ressaltar que a internet cumpre esse papel para 20% da população nos principais mercados, segundo o Target Group Index.

    A internet também é uma peça chave para a propagação da informação e interação entre os consumidores, uma vez que as redes sociais fortalecem o marketing boca a boca ao possibilitar o contato com diversas pessoas concomitantemente. Entre os internautas, 20% costumam comentar sobre marcas nessas redes e 19% são influenciados por comentários e opiniões publicadas on-line, segundo o mesmo estudo.

    Entre os produtos comentados e buscados, os que demandam maior investimento tendem a ter mais influência da internet na troca de informações. Entre esses, os produtos tecnológicos, como celulares e equipamentos audiovisuais, são altamente conversacionais. Itens menos dispendiosos, como roupas e alimentos, são muito comentados, mas seus consumidores são menos impactados pelas informações on-line para a decisão de compra.

    Fonte: Target Group Index Y15w2+Y16w1

    Na hora da tão esperada decisão, ou seja, a ação efetiva, 29% dos compradores realizaram compras pessoais pela internet em um ano, à medida que praticamente todos os compradores o fazem em lojas físicas. Dessa forma, ainda que o e-commerce ganhe cada vez mais espaço, visto que a atividade triplicou em 10 anos, a experiência de compra nos locais físicos não perdeu sua importância. Vale observar, ainda, que o valor dispendido em compras pela internet, em média, R$377,00 por comprador em um mês, tende a ser mais alto do que o de lojas físicas, conforme demonstram dados do Target Group Index.

    Nesse ambiente, em que o consumidor está apropriado da tecnologia e maduro digitalmente, os relacionamentos e experiência anterior são fontes ricas no processo de decisão de compra. Entretanto, o mindset desses relacionamentos e experiências é desenvolvido pelos conteúdos propagados nas mídias. Para a elaboração de um planejamento eficaz é importante selecionar o meio mais apropriado em fase desse ciclo, bem como considerar cada segmento de produto, antes de determinar a estratégia mais adequada. Quanto mais acurada for a segmentação, melhor direcionados serão os esforços e maior serão a atração, a fidelização e o engajamento do consumidor com a marca. ')}

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner