Artigos & Papers

    Conteúdo e publicidade: de mãos dadas com a mensuração ou é tempo para um divórcio?

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on telegram
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on print

    O relacionamento entre conteúdo e publicidade está ruindo ou se consolidando? Nós desvendamos as implicações da segmentação endereçável para a mensuração da audiência.

    *Por Manish Bhatia, CPO da divisão de mídia da Kantar, líder em dados, insights e consultoria

    Antes do advento da mídia endereçável, conteúdo e publicidade poderiam ser medidas de uma só vez – se você media o conteúdo, por definição, também aferia a publicidade.

    Mas essa relação entre conteúdo e publicidade se desfaz quando diferentes espectadores veem anúncios diferentes dentro e ao redor do mesmo conteúdo. À medida que as plataformas de streaming aceleram, mais fraca se torna a conexão entre conteúdo e publicidade. É por isso que há tanta discussão entre publicidade cross mídia além de mensuração de conteúdo cross mídia.

    Fusão ou divergência?

    Há duas questões fundamentais. Em primeiro lugar, a mensuração de publicidade vai requerer uma abordagem separada da utilizada para conteúdo? Em segundo lugar, as métricas utilizadas para mensurar conteúdo ainda são relevantes para a publicidade ou os requisitos de medição e as métricas relevantes para conteúdo e publicidade são divergentes? No nosso recente World Audiences Summit falamos com uma seção transversal da indústria, que tinha muito a falar sobre essa questão.

    Diferenças tênues

    Relatos de um divórcio iminente podem ser exagerados. Muitos profissionais, na verdade, acreditam que o conteúdo e a publicidade estão se tornando mais entrelaçados, e que as diferenças entre eles estão cada vez mais tênues.

    A líder de sistemas e automação da Dentsu, Marta San Pedro, por exemplo, acredita que o conteúdo deve continuar no centro das mensurações. “Estamos evoluindo da medição de mídia para a de conteúdo – televisão com integração, YouTube, mudanças de horários, entre outros. O conteúdo deve estar no foco desse processo.”

    O valor do conteúdo

    Os espaços de publicidade estão se tornando escassos, uma vez que ambientes sem anúncios, como vídeo sob demanda e YouTube premium, crescem. Até mesmo as emissoras de TV já estão trabalhando com a possibilidade de exibir programas sem propaganda. Encarando esse desafio, anunciantes estão usando conteúdo para alcançar audiências iludidas que possam estar menos expostas a publicidade, através de um crescimento em product placement, marketing integrado e conteúdo de marca.

    Asmita Dubey, diretora digital da L’Oréal, destacou que a empresa está investindo fortemente em tal produção e nas experiências do consumidor.

    Enquanto isso, muitos participantes do evento argumentaram que a medição de conteúdo é importante para entender o impacto da publicidade. As emissoras de TV, em particular, alegaram que ambientes de qualidade aumentam a eficácia dos anúncios.

    Então, quem está certo? Bem, colocado de forma simplista, ambos argumentos são verdadeiros. O ecossistema da mídia é altamente complexo e não pode ser reduzido a verdades binárias.

    Solução ideal

    Acreditamos que a solução de medição ideal deve ser capaz de medir publicidade quando é entregue separadamente do conteúdo. É por isso que nós continuamos a investir nos avanços das nossas capacidades tecnológicas.

    • Nossas tecnologias de detecção de conteúdo de marca d’água – SNAP e INK – fornecem a granularidade para rastrear uma publicidade individual, em vez de aferir anúncios a partir do conteúdo que eles acompanham.
    • Nossas integrações diretas com plataformas de entrega de conteúdo e publicidade de data warehouses e dados de censo de plataformas que servem conteúdo de vídeo e exibição.

    Mas, igualmente, a medição pronta para o futuro precisa continuar a medir o conteúdo:

    • Fornecer dados vitais para o planejamento de mídia;
    • Fornecer medição granular para colocação de produtos e mensagens incorporadas;
    • Permitir que os proprietários entendam o desempenho de seu conteúdo e tomem decisões de comissionamento e programação que aumentem e retenham espectadores e assinantes.

    O último ponto é particularmente importante. É vital lembrar que mensuração tem uma ampla gama de stakeholders. Publicidade é importante, mas a monetização direta de conteúdo a partir de assinaturas e franquias está aumentando. Ter uma totalidade de inteligência de mercado para guiar aquisições e retenções de espectadores é essencial.

    Com base na variedade de opiniões de especialistas em nosso evento, está claro para nós da Kantar que o conteúdo e a publicidade não estão caminhando para o divórcio. É crucial, no entanto, que nós continuemos a firmar parcerias com a indústria para fornecer mensuração que seja capaz de rastrear publicidade entregue independentemente de conteúdo, assim como dentro dele. Nós vamos continuar a servir as necessidades de ambos, produtores de conteúdo e anunciantes. Para ter uma visão completa, que seria melhor alcançada dentro de um sistema unificado.

    “Agilidade é frequentemente mal utilizada como razão para não ser preciso ou para estabelecer um sistema de metrificação que beneficia a plataforma ágil. E como a agilidade pode ser boa quando baseada em suposições falsas? Na minha opinião, você sempre precisa de uma única fonte da verdade que seja confiável e essa única fonte tem que ser estabelecida e relativamente tradicional, talvez não da forma mais rápida” – Tanja Hackenbruch, CEO Mediapulse Switzerland.

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Cookie Consent with Real Cookie Banner