Artigos & Papers

    De rádio para áudio – A radiodifusão em todos os espaços

    Mais da metade dos ouvintes de rádio online o escutam pelo notebook e 45% por celular tradicional ou smartphone. Ainda que o cenário digital proporcione acesso a um número variado de emissoras, independente de sua localidade, as emissoras locais são as favoritas para 83%
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on telegram
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on print

    O dia a dia da maioria das pessoas está cada vez mais dinâmico diante da constante expansão midiática. A proliferação de telas ampliou as possibilidades de consumo de conteúdo, que transita em diferentes meios e plataformas assim como a vida de quem o consome, tornando esta experiência cada vez mais individualizada. Neste cenário, a internet se consolida como plataforma e ferramenta essencial para amplificar o consumo do rádio e dos demais meios.

    2

    Ainda que a realidade digital seja recente, o rádio possui em seu DNA atributos de mobilidade desde seu surgimento, há mais de um século. E essa característica reforça seu posicionamento de ser companheiro, presente em qualquer lugar e a qualquer momento. Segundo o estudo Antropomedia, realizado em diferentes regiões do Brasil e países para compreender o significado e relacionamento das pessoas com os meios, o rádio foi relacionado a momentos de distração e companhia pela maioria dos entrevistados.

    Ao unir essa característica mobile às novas possibilidades geradas pelo consumo online, bem como a recepção do sinal em diferentes tipos de aparelho, o meio rádio ultrapassa as barreiras físicas e tem um novo significado ao ser disseminado no horizonte digital. Sua pluralidade de conteúdo agrada a diferentes gostos e pessoas, uma vez que, considerando todas as formas de consumo de áudio, 78% ouvem música¹, 34% escutam conteúdos relacionados à emoção² e 41% informação³. Desta forma, o som permeia todos os ambientes e situações, fazendo com que 93% da população seja impactada por algum formato de áudio, segundo dados do estudo TG.net .

    Entre os locais onde mais se escuta rádio estão a casa, o automóvel e o trabalho. Durante a manhã, os ouvintes tendem a consumir o meio em trânsito ou no escritório. À tarde o consumo no trabalho é 38% mais alto do que a média e, à noite, os destaques são o automóvel ou transporte público.

    3
    Fonte: Target Group Index Br Y16w1+w2, Rádio 7 dias

    O aparelho de rádio comum é o mais utilizado para escutar o meio (70%), seguido de 27% em automóveis e 18% pelo aparelho celular. Já o rádio online é ouvido por 5% dos internautas, destes, 49% utilizam notebook, 45% ouvem por celular ou smartphone, 32% no desktop e 8% por tablet. Neste aspecto, ainda que a internet tenha ampliado a possibilidade de contato com emissoras de diversas localidades, vale ressaltar que 83% dos ouvintes de rádio online ouvem emissoras locais, segundo uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media.

    Ao analisar o cenário de áudio como um todo, podemos segmentar os ouvintes em cinco grupos, a partir do Target Group Index: Desantenados, Desplugados, Usuários comuns, Antenados e Tecnológicos. Os primeiros tendem a ser mais maduros, de classes socioeconômicas médias a baixas e escutam rádio todos os dias, por meio de aparelho comum, para entretenimento, informação e atualização de noticias. Os dois últimos grupos são voltados para o consumo em simultaneidade com outras mídias, proporcionado pelo uso de diferentes aparelhos, como tablet e smartphone, tendem a ser mais jovens e de classes mais altas.

    4

    Esse novo grupo de consumidores representa um mercado potencial a ser explorado, tanto para anunciantes buscando estabelecer vínculos de suas marcas com consumidores, como de meios buscando engajar suas audiências; devido a sua característica não linear de mídia, que possibilita a interação em diversos momentos ao longo do dia.

    Neste ambiente de transformação, se torna cada vez mais importante se manter informado. Quanto mais a mídia se expande, aumenta a complexidade e a necessidade de se acompanhar os hábitos e comportamentos do consumidor para antecipar as tendências e criar inovações que atendam às necessidades desse consumidor.

    ¹Música: Smart app Música Smart app + Celul App Música + Tablet App Música + Videos de Music 30d [+01/15] + Video de Music SmartTV [+01/15] + Ouve música (qualquer período) + Música na Internet + Video Music Diversos aparelhos
    ²Emoção: Programas Humorísticos/ Comédias + Conselhos/ Opiniões + Moda e Estilo + Entrevistas/ Programas falados + Esportes ao vivo + Comentários Esportivos + Radionovelas + Programas Religiosos
    ³Informação: Noticiários Internacionais + Noticiários Locais + Noticiários Nacionais + Notícias policiais + Notícias de trânsito + Notícias do tempo
    ')}

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Cookie Consent with Real Cookie Banner