Artigos & Papers

    Estudo aponta indícios de causalidade entre TV e Twitter

    Twitter apresenta relação de causa e efeito entre Tweets e audiência, em estudo encomendado à Kantar IBOPE Media
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on telegram
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on print

    A relação entre TV e mídias sociais está cada vez mais evidente. Em qualquer momento do dia, bastar acessar a internet por alguns instantes para saber o que está acontecendo durante alguma transmissão televisiva. Um fato inesperado, como o pequeno deslize de um apresentador, é matéria-prima suficiente para gerar milhares de comentários – além dos famigerados memes – que se propagam em questão de minutos por toda a rede.

    Especialmente na era da conectividade, é difícil resistir à tentação de não olhar para onde todos estão olhando e é por isso que as emissoras, agências e anunciantes têm mostrado interesse em compreender o fenômeno do Social TV. Afinal, será que toda essa conversa pode impactar os ratings de audiência de uma atração?

    Para responder a essa questão, o Twitter encomendou um estudo à Kantar IBOPE Media. O material mostra os primeiros indícios de uma relação causal entre o volume de Tweets sobre um programa televisivo e a sua audiência de televisão no mercado brasileiro.

    O estudo, que considerou 295 episódios de programas de TV aberta e PayTV – previamente selecionados pelo Twitter – , apontou que 46% das exibições apresentaram alguma correlação positiva entre audiência e Tweets. Isso significa que, em quase metade dos casos, as alterações no volume de Tweets e no número de telespectadores, apresentaram curvas similares nas análises minuto a minuto.

    Correlação vs Causalidade

    Como correlação nem sempre quer dizer causalidade – ou seja, que o crescimento de um implica no crescimento do outro – os episódios foram submetidos a uma análise de “Séries Temporais”, desenvolvida por Clive Granger, geralmente utilizada no campo da economia para avaliar as relações de causa e efeito entre duas variáveis.

    O resultado dessa análise apontou que, entre as exibições que apresentaram alguma correlação positiva, 23% delas apresentaram indícios de Tweets impactando a audiência, enquanto em 26% deles o aumento dos ratings de TV influenciou no volume de Tweets, mostrando que os dois universos se retroalimentam mutuamente.

    2
    Leitura: entre os episódios que apresentaram alguma correlação positiva entre Tweets e Ratings, o número de casos em que Tweets podem ter causado Ratings chega a 23%, enquanto o número de casos em que ratings podem ter causado Tweets chega a 26%

    O estudo, primeiro no mercado latino-americano, buscando quantificar os efeitos do comportamento do SocialTV na audiência de televisão e vice-versa, ainda revela que, em um episódio específico de um determinado programa de TV, os Tweets em relação ao conteúdo televisivo podem ter contribuído em até 13% na sua audiência média daquele dia.

    Leitura: A “Baseline – Audiência” representa Rat# (000) normal do programa ao longo da exibição. A “Contribuição – Twitter” se refere ao quanto os Tweets podem ter influcenciado no incremento da audiência e o “Volume de Tweets” é o número de Tweets a cada minuto.

    Embora não se tenha evidenciado quais fatores que levam, objetivamente, um programa a aumentar os ratings a partir da quantidade de Tweets, o estudo reforça que a combinação entre conteúdo inédito, uma plataforma de tempo real e uma audiência em sincronia pode ser a fórmula perfeita para estabelecer o tão desejado engajamento com o consumidor. ')}

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Cookie Consent with Real Cookie Banner