Artigos & Papers

    Para cada geração, um interesse

    Como a programação televisiva acompanha as diferentes fases da vida e reflete as mudanças de preferência dos brasileiros nos últimos anos
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on telegram
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on print

    shutterstock_192310295

    Não existe um lar no mundo que nunca vivenciou a tradicional disputa pelo controle remoto. Cada membro da família tem suas preferências: um não pode perder o resumo das notícias do dia, o outro o desfecho da sua personagem preferida, ou ainda o jogo decisivo do campeonato. Toda a discussão ainda acontece com a criança que não se acalma enquanto seu desenho preferido não estiver passando na TV. A variedade de programação oferecida pelas emissoras garante conteúdos para todos os gostos, e tais preferências ficam bem evidenciadas quando comparamos cada geração.

    É de se esperar que, quanto mais jovem, maior o interesse por programas infantis. Para as crianças, o gênero ocupa a terceira posição em audiência e só sai do top 10 entre os adultos com mais de 34 anos. Os brasileiros de 4 a 11 anos são os que passam mais tempo assistindo esses programas, com uma média de 49min51seg no primeiro semestre de 2014. Neste ano, porém, os filmes ultrapassam o gênero infantil no ranking de tempo desta faixa etária – fato inédito nos últimos cinco anos – mas ele ainda permanece na lista dos três gêneros com maiores audiências, junto com novelas e minisséries.

    Outro gênero que teve uma mudança significativa entre os pequeninos foi o humorístico. No primeiro semestre de 2009, ocupava a 13ª posição em tempo dedicado e, em 2014, se estabeleceu em 6ª lugar. O futebol demonstrou resultados similares, já que em 2009 era o 7º programa com maior tempo médio assistido entre as crianças, com 32min07seg. Em 2013 passou para a 3º e, em 2014, ocupou a 4ª posição, com 45min16seg.

    Analisando o histórico dos gêneros nos últimos anos, observa-se que a adolescência é o momento no qual alguns programas se evidenciam ainda mais. Assim como entre as crianças, os programas infantis foram ultrapassados pelos filmes em 2014 e passaram a liderar o ranking de tempo médio. Entre o target de 12 a 17 anos, nota-se ainda mais fortemente o crescimento do humorístico – entre todas as faixas etárias é nesta que o gênero tem o maior tempo médio, com 41min55seg.

    Ao longo da vida, o telespectador vai se identificando mais ou menos com os diferentes gêneros. O futebol, por exemplo, está na lista das cinco maiores audiências. A paixão nacional tem presença garantida em quase todas as faixas etárias, mas sua relevância aumenta com a idade do telespectador. Entre os brasileiros de 18 a 24 anos, o gênero aumentou seu tempo médio no ano passado e, nos primeiros seis meses de 2014, se consolidou como a programação com o maior tempo médio da faixa etária. Foi a primeira vez em cinco anos que os programas infantis ocuparam outra posição nesse ranking, muito provavelmente pela atenção que a Copa do Mundo despertou entre esses jovens adultos.

    Quando estes adultos se tornam mais maduros, na faixa de 35 a 49 anos, alguns gêneros como rural, educativo e minissérie passam a apresentar uma audiência acima da média. Especificamente nas minisséries, nota-se um tempo médio mais alto neste target em relação às outras faixas, com 29min12seg. As minisséries, na verdade, se destacaram em audiência no primeiro semestre de 2014. Nos últimos anos, o gênero marcou presença no top 3 e alcançou a primeira posição também em 2009 e 2011. Mesmo agradando a todos, os telespectadores de minisséries tendem a reunir mais o público feminino, com grande concentração entre os jovens e adultos.

    Outra evolução de interesse na programação também foi observada entre os mais experientes, especificamente, em programas de saúde – que ganha destaque à medida que o telespectador fica mais maduro. Entre as crianças e adolescentes este tema está afastado do topo de audiência. Ele começa a ter mais expressividade entre os adultos, para finalmente ocupar o quarto lugar entre os mais seniors. No perfil dessa audiência, os telespectadores de 50 anos ou mais representam 28%. Os programas de auditório também ganham posições entre as faixas etárias mais maduras, ainda que em menor escala do que os de saúde.

    Pequenos fatores no dia a dia podem influenciar a escolha do brasileiro quando ele pega o controle remoto. Uma conversa no cafezinho, um novo emprego, as redes sociais, a presença de uma nova criança no lar. Entretanto, mudanças significativas de hábito ao longo do tempo e, principalmente, grandes acontecimentos nas mais diversas esferas (política, esporte, entretenimento) são variáveis que podem alterar a preferência do telespectador de forma mais profunda. Ficar atento a tais mudanças é essencial para obter um direcionamento assertivo da programação e da publicidade nela inserida.

    artigo TV

    Media Workstation
    PNT: 01/01/2009 – 30/06/2009, 01/01/2010 – 30/06/2010, 01/01/2011 – 30/06/2011, 01/01/2012 – 30/06/2012, 01/01/2013 – 30/06/2013, 01/01/2014 – 30/06/2014.

     

    ')}

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Cookie Consent with Real Cookie Banner