Artigos & Papers

    Revelando o ambiente Social TV

    Reality show é o gênero que mais gera atividade no Twitter entre os programas de TV aberta considerados na análise

    O cenário midiático vive em constante transformação e requer o acompanhamento preciso e contínuo dos profissionais do mercado. O fenômeno Social TV se enquadra nesta moldura e está cada vez mais presente no cotidiano dos telespectadores, exigindo uma compreensão profunda dos hábitos de seus adeptos e seu impacto na indústria da comunicação.

    Há alguns anos este fenômeno tem sido estudado pela Kantar IBOPE Media. Hoje, das pessoas que veem TV e usam internet simultaneamente, 42% fazem comentários na internet sobre a programação de TV durante a exibição, segundo dados da pesquisa Social TV divulgada esse mês.

    A partir das informações do MW ITTR, solução da Kantar IBOPE Media que oferece em um mesmo ambiente a audiência televisiva combinadas com as variáveis do Twitter, foi desenvolvido um amplo estudo, que analisou 86 programas da televisão aberta, que geraram 12,3 milhões de tuítes, publicados por 1,2 milhão de autores. Os programas foram exibidos no período de julho a novembro de 2014 e o intuito do estudo foi mapear este ambiente em que a televisão e o Twitter são fortes aliados.

    Alguns paradigmas são quebrados

    Um dos primeiros insights deste estudo foi em relação aos gêneros de programação. Nem sempre os gêneros de maior participação na grade de programação são os mais tuitados. Mesmo ocupando um espaço menor na programação, com 2%, o gênero reality show é o mais comentado, com cerca de 40% de participação no total de tuítes do período. O gênero isolado acumula mais do que o dobro de tuítes dos três seguintes do ranking, ainda que o número de exibições de reality shows, durante o período analisado, seja menor. Já os programas de auditório acumularam quase a mesma proporção no total de tuítes e na grade de programação, com 16% e 13%, respectivamente.


    BSH: Proporção de tempo que um programa /gênero utiliza do total transmitido pelo canal,dividindo a duração do programa pelo total de minutos transmitidos pela emissora num período.

    Além do volume total, vale destacar também a importância da análise de desempenho dos programas e gêneros a partir do número de tuítes por exibição e por minuto. Desta forma, os programas são nivelados independentemente da sua duração e frequência na grade. Os programas de reality show, por exemplo, atingem 30 mil tuítes por exibição e 465 por minuto, valores muito superiores à média de todos os programas, que é de 2,5 mil e 34, respectivamente. As séries de TV aberta também apresentam números acima da média; o total de tuítes por exibição chega a 5,5 mil e de tuítes por minuto a 244.

    Quando analisado o top 20 programas mais tuitados da televisão aberta, foi observado que metade é de exibição semanal e entre estes estão programas não só de reality show, mas também de auditório, humorísticos e shows, o que pode ser um indicativo de que o conteúdo do programa, em alguns casos, é mais relevante do que o tempo ou sua frequência.

    Para compreender a relação entre dados do Twitter e audiência foi criado o índice de telespectadores engajados. Esta variável contabiliza o número de autores, a cada mil telespectadores, que possivelmente tuitou sobre o conteúdo assistido ao vivo. Novamente, o gênero reality show apresenta o maior potencial de conversão de seus telespectadores em comentadores, com cinco a cada mil, sendo que determinados programas deste gênero convertem até oito a cada mil. Alguns programas de auditório e de humor também se destacam, apresentando um índice de 4,5 a cada mil.

    Outro fato interessante é que conteúdos relacionados ao entretenimento são os que mais movimentam os tuítes. Dos 20 programas mais tuitados, 19 são voltados para o entretenimento, sendo que sete deles pertencem ao gênero auditório.
    Embora não tenha sido encontrada causalidade direta entre os tuítes e a audiência de televisão, a relação entre ambos é significativa. À medida que o cenário digital evolua, que o comportamento convergente se consolide e que a interação nas mídias sociais seja estimulada e difundida, mais estudos serão realizados para detectar padrões e consequentemente oportunidades neste ecossistema. ')}

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner