Artigos & Papers

    Um Eco do Passado

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on telegram
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on print

    Por Antonio Wanderley*

    Nossa indústria se encontra à beira de um ponto de inflexão, com os negócios de VOD que trouxeram inovações ao modelo de TV linear diversificando suas operações. Curiosamente, este é um padrão familiar que podemos identificar no passado. Não há muito tempo, a TV por assinatura também viu um rápido crescimento baseado em um modelo de assinatura altamente bem-sucedido antes de alcançar um platô natural. E para superar isso, as empresas buscaram oportunidades de vendas de anúncios para gerar novos fluxos de receita.

    Com a evolução do modelo, as operadoras perceberam rapidamente o valor da medição de audiência: para comercializar anúncios e ter bons CPMs, você precisa de boas métricas e legitimidade para tranquilizar o mercado.

    Repetindo o padrão

    O que eu prevejo a seguir, portanto, é uma repetição do padrão estabelecido. Até hoje, as plataformas VOD nativas não estiveram especialmente envolvidas na medição de audiências, mas também elas logo acharão isso um imperativo comercial, ao passo que diversificam seus próprios modelos.

    Elas vão querer que os números precisos de audiência sejam informados ao mercado, vão querer saber como as empresas de medição as estão medindo em relação aos concorrentes e os anunciantes e produtores de conteúdo vão querer uma fonte de dados competente e confiável.

    Nossos desafios futuros

    O mercado atual tem algumas diferenças fundamentais, no entanto, é claro. A complexidade do cenário atual é espantosa, e traz consigo mais risco, incerteza e concorrência. Mais escolhas trazem maior fragmentação da audiência entre plataformas e dispositivos.

    De fato, o que antes era apenas um ‘mercado de TV’ – graças à entrega de conteúdo via Internet (IP), à proliferação de dispositivos e plataformas e às novas formas de visualização – diversificou-se em um complexo ‘ecossistema audiovisual’.

    Hoje, muitas pessoas até lutam para descrever o que a TV realmente é; é uma questão que os órgãos de medição – como demonstrado no Reino Unido e no Brasil em 2022 – trouxeram à tona ao colaborarem com a indústria para definir métricas sobre a mudança do consumo de mídia.

    Seja na televisão, em plataformas de streaming, social media ou no cinema, formatos de tela são extremamente importantes para a estratégia de comunicação de marcas, um fato claramente demonstrado por um flutuante e cada vez mais avançado mercado brasileiro.

    63% de todo o investimento publicitário em 2021 foi feito em formatos de vídeo
    98% de todas as pessoas assistiram a conteúdos de vídeo em casa no primeiro trimestre de 2022
    79% do tempo de consumo de vídeo em domicílio é dedicado à TV linear.

    Fonte: Kantar IBOPE Media, Q1 2022.

    Uma melhor visão do mercado

    Felizmente, muitas das tecnologias já desenvolvidas – como watermarking e audio matching – ajudarão a enfrentar estes desafios. Mas desta vez iremos mais longe, porque uma outra diferença crucial hoje é a multiplicação de fontes de dados.

    Emissoras, plataformas, fabricantes de dispositivos e anunciantes, cada um deles se encontra sobre uma riqueza de dados, mas seus usos nunca serão verdadeiramente adequados para seus propósitos se apenas usados isoladamente. Uma plataforma SVOD pode saber muito sobre sua audiência, mas não terá o mesmo entendimento do mercado como um todo, por exemplo.

    É evidente que o futuro do streaming verá o fim do planejamento de canais isolados e buscará múltiplas formas de visualização que funcionem para uma medição holística que reflita tanto a dinâmica do mercado quanto a do consumidor.

    Painéis: a realidade como ela é

    Para isso, aproveitar grandes conjuntos de dados “first party” e integrar diferentes fontes requer um elemento chave: painéis de alta qualidade, totalmente consentidos, com base em amostras. Eles são a base sobre a qual as fontes de dados em silos são integradas, e o futuro os verá avançar cada vez mais em direção a um modelo mais holístico em linha com um ecossistema audiovisual fragmentado e em crescimento.

    E aqueles que ainda não entendem o poder da medição de audiência para ajudar as empresas a “olhar por cima do muro”, por assim dizer, certamente reavaliarão quando testemunharem que seus concorrentes a utilizam para ler melhor o mercado e desenvolver estratégias de crescimento de audiência e um crescimento de receita como consequência direta.

    Descubra mais sobre o que acreditamos ser o próximo para a indústria de mídia e marketing baixando nosso último relatório de Tendências e Previsões de Mídia.

    *Antonio Wanderley é CEO – América Latina, Espanha, Ásia Pacífica e África da Divisão de Mídia da Kantar
    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Cookie Consent with Real Cookie Banner