Artigos & Papers

    Um país que respira esportes

    IBOPE Repucom apresenta uma inédita radiografia dos hábitos de fãs de esportes quanto ao consumo de mídia e patrocínios

    O torcedor é muito mais complexo e eclético do que se imagina. Por meio do estudo Sponsorlink, o IBOPE Repucom esboçou uma radiografia desses brasileiros com valiosas informações sobre este mercado que, curiosamente, discute e coloca em cheque alguns dogmas.

    O maior deles é de que o Brasil é o país do futebol. A paixão por esse esporte é visível durante os jogos da Copa do Mundo, com ruas em verde e amarelo, ou simplesmente nas peladas de final de semana, com a tradicional batalha entre os “com camisa” e os “sem camisa”. Mas, certamente podemos afirmar que o Brasil também é o país do vôlei. Atualmente, tem o maior interesse nacional: 84% demonstram algum tipo de interesse no esporte. Em segundo lugar, encontra-se o futebol de campo, com 81%.

    Entretanto, quando consideramos a intensidade desse interesse, não é difícil acertar quem encabeça esse ranking. A pesquisa do IBOPE Repucom classifica como superfã a pessoa que se declara “muito interessada” por um determinado esporte e, de longe, o futebol tem o maior número de fanáticos. No universo pesquisado, 42% se enquadraram como um superfã de futebol, enquanto no vôlei a proporção é de 25%.

    A principal diferença é que essa paixão vai além de um simples interesse pelo esporte. Quase metade dos superfãs de futebol vai ao estádio e 65% levariam sua família para um jogo, números bem maiores que os observados no total da população. E se engana quem pensa que este brasileiro fica apenas sentado no sofá. É considerável a relação que eles possuem com o esporte como um todo: mais de dois terços afirmam que a prática esportiva é indispensável em suas vidas – jogar bola é, disparada, a atividade favorita para 45% deles.

    Existe uma protagonista chave no cotidiano do torcedor quando pensamos na maneira como tais eventos são consumidos: a televisão. Ela é soberana como o meio mais utilizado para acompanhar o futebol de campo, por 77%. Fora do horário das competições, a TV também é o principal meio para buscar informações sobre o tema: 94% da população tem o hábito de assisti-la para manter-se informada sobre seus esportes favoritos – 70%, inclusive, faz questão de sempre recorrer a ela.

    Quando analisamos os superfãs de diversos esportes, notamos um comportamento bem característico: habitualmente buscam as mais diversas alternativas para acompanhar transmissões esportivas, muito mais que a média. Considerando que esses conteúdos são majoritariamente transmitidos ao vivo e que existe um forte sentimento de imediatismo, eles não veem problemas em usar o meio que estiver ao seu alcance naquele momento específico. Particularmente, para um fanático por futebol, o rádio tem uma maior relevância. Enquanto 11% da população recorre a este meio para acompanhar transmissões esportivas, entre esses superfãs o índice sobe para 17%.

    Já a internet desempenha um importante papel, tanto de simultaneidade quanto de complementariedade. De acordo com o estudo, 74% costumam acessar internet enquanto assistem esportes na TV, e pelos mais diferentes devices. Mais da metade procura informações pelo notebook ou pelo desktop, e 43% recorrem à internet via celular. Nessa segunda tela, a maioria posta ou acompanha posts nas redes sociais, além de ler/escrever mensagens instantâneas. No entanto, é interessante notar como a internet também é uma ferramenta para complementar o conteúdo emitido pela TV, já que 29% acompanha resultados de outras partidas e 26% acessa sites com informações do seu time.

    Boa notícia para os patrocinadores
    Todo esse envolvimento dos brasileiros com suas modalidades favoritas gera oportunidades para marcas que desejam incluir o esporte em suas estratégias de comunicação. O patrocínio pode ser fator decisivo na hora da compra, e o consumidor confirma que as ações voltadas ao segmento têm, sim, impacto.

    Quando pensa em Fórmula 1, por exemplo, 84% da população se lembra de alguma marca. No caso de um superfã de vôlei, 63% escolheria uma marca que patrocina um time ou um atleta, em detrimento de uma que não patrocina. Outros 56% dos superfãs de MMA gostam de se manter informados sobre as marcas que patrocinam algum esporte.

    O mais interessante é que essa fase de consideração evolui para uma conversão efetiva de compra. No último ano, 57% dos entrevistados afirmaram ter comprado algum produto oficial esportivo, gastando em média R$147 – entre os superfãs de futebol, a compra chega a impressionantes 76% e o ticket médio sobe para R$155. A fama do amor às compras pode até ser das mulheres, mas quando o assunto é esporte, são os homens que adoram gastar. Quanto maior o ticket médio de gastos com produtos esportivos, maior a proporção de homens encontrada.

    O estudo também coloca fim a um famoso e antigo mito do mundo dos esportes. Para 75% da população, é baixa a probabilidade deles deixarem de comprar produtos ou serviços de uma empresa que patrocina um time adversário. A realidade é que quase metade da população afirma que, na verdade, está mais propensa a gostar de uma marca por ela estar envolvida em patrocínios esportivos. Ou seja, a parceria das marcas com times e atletas só tem benefícios para ambas as partes.

    Grau de interesse pelo esporte (%)
    Fonte: IBOPE Repucom, Sponsorlink Brasil – Onda 3 (Junho’2014)

    esportes

      ')}

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    Argentina
    Austrália
    Bélgica
    Brasil
    Canadá
    China
    Dinamarca
    França
    Grã-Bretanha
    Alemanha
    Índia
    Indonésia
    Itália
    Japão
    México
    Holanda
    Noruega
    Polônia
    Singapura
    África do Sul
    Coréia do Sul
    Espanha
    Suécia
    Taiwan
    Turquia
    EUA
    Áustria
    Egito
    Hong Kong
    Nova Zelândia
    Filipinas
    Arábia Saudita
    Suíça
    Tailândia
    Nigéria
    Malásia
    Emirados Árabes
    China
    Índia
    Japão
    África do Sul
    Coréia do Sul
    Emirados Árabes
    Vietnã
    Argentina
    Brasil
    Canadá
    Chile
    Colômbia
    Costa Rica
    Equador
    Guatemala
    México
    Panamá
    Paraguai
    Peru
    USA
    Venezuela
    Bélgica
    Bosnia Herzegovina
    Croácia
    República Tcheca
    Dinamarca
    Finlândia
    França
    Grã-Bretanha
    Alemanha
    Grécia
    Hungria
    Israel
    Itália
    Irlanda do Norte
    Macedônia do Norte
    Noruega
    Polônia
    Portugal
    Irlanda
    Sérvia
    Eslováquia
    Eslovênia
    Espanha
    Suécia
    Turquia
    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Você deseja:*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner