Artigos & Papers

    Uma nação de ouvintes

    Uma visão abrangente das diferenças de comportamento de consumo do rádio por seus ouvintes em termos de plataforma, local e conteúdo
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on telegram
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on print

    De acordo com o recém-lançado Book de Rádio 2016, da Kantar IBOPE Media e que considera dados de janeiro a março deste ano, 89% da população das principais regiões metropolitanas brasileiras passam parte do seu dia ouvindo o meio. Isso representa 52 milhões de brasileiros, proporções superiores à população da Espanha, por exemplo.

    As características abrangentes do rádio permitem que seus ouvintes se relacionem com o meio em diversos momentos ao longo do dia. Já é sabido que o maior alcance acontece pela manhã: entre 10he 10h59, o meio chega a alcançar mais de 37 milhões. Mas também vale observar que a média de ouvintes por minuto, no período da tarde, chega a ser superior ao da manhã, permitindo aos anunciantes tirar proveito de todas essas faixas para atingir seus consumidores.

    Como e onde no rádio

    Os diferentes aparelhos disponíveis para ouvir rádio participam também em proporções distintas. O rádio comum, frequentemente localizado em casa, foi usado por 58% das pessoas. Já o telefone celular foi utilizado por 15% para o consumo do meio e 5% da população o ouviu pelo computador.

    Com características distintas, cada aparelho apresenta uma curva de uso diferente ao longo do dia. O pico do consumo no aparelho tradicional ocorre no período da manhã. Já acurva de consumo do celular cresce no período da manhã, porém permanece constante ao longo de todo o dia, assim como a do uso de rádio pelo computador.

    Para melhor compreender essas diferenças de consumo de rádio em cada plataforma, é possível relacioná-las ao local nos quais essas pessoas se encontram: 52% delas estão em casa, 15% ouvem do carro, 10% do trabalho e 6% enquanto estão transitando de um local para outro. O pico de consumo domiciliar, assim como o consumo no aparelho de rádio comum, ocorre na faixa entre 10h e 10h59, conforme se observa nos dados da Kantar IBOPE Media a seguir. O consumo de rádio no carro apresenta o formato de platô no gráfico, mostrando uma constância de consumo justamente no período em que as pessoas mais se encontram fora de casa, entre 7h e 18h59.

    Consumo de rádio por local

    Fonte: Kantar IBOPE Media Easymedia 4|IA%|13 mercados| Sexo Ambos| Total Emissoras| jan-mar2016|

    2

    Fonte: Kantar IBOPE Media Easymedia 4|IA%|13 mercados| Sexo Ambos| Total Emissoras| jan-mar2016|

    As curvas de consumo no trabalho e em trânsito apresentam perfis complementares, pois os picos de consumo para quem está em trânsito ocorrem justamente no começo e final da jornada de trabalho. Ao passo que, no trabalho, eles ocorrem no meio da manhã e meio da tarde. Em ambos os locais, os períodos de maior uso coincidem com os horários em que o celular é mais usado para ouvir o meio ao longo do dia.

    Fonte: Kantar IBOPE Media Easymedia 4|IA%|13 mercados| Sexo Ambos| Total Emissoras| jan-mar2016|

    4

    Fonte: Kantar IBOPE Media Easymedia 4|IA%|13 mercados| Sexo Ambos| Total Emissoras| jan-mar2016|

    O que me toca no rádio

    Os interesses das pessoas em termos de programação também são bastante variados. De acordo com dados do Target Group Index, 68% das pessoas ouvem música no rádio e 60% se interessam por algum tipo de programação não musical. Ou seja, é um meio que consegue prover seu público com conteúdo de entretenimento e com informação. De acordo com dados do mesmo estudo, 36% gostam de música sertaneja, 33% de MPB e 33% de grandes sucessos nacionais.

    Essa polivalência do meio tem sido aproveitada pelos anunciantes, que somente em 2015 alocaram mais de cinco bilhões de reais em mais de 4 milhões de inserções veiculadas, segundo dados do Monitor Evolution, para o período. O setor de Comércio e Varejo sozinho representa 22% desses investimentos.

    A magnitude dos números do rádio demonstra sua relevância para o desenho de um plano de mídia eficiente em conjunto com outros meios. . Seus ouvintes estão presentes em todas as classes e idades, representando uma população abrangente, diversificada, engajada com o meio e de interesses diversos; ou seja, um prato cheio para produtores de conteúdo e anunciantes das mais diversas indústrias de atuação. ')}

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Cookie Consent with Real Cookie Banner