Informações da Kantar IBOPE Media e do IBOPE Repucom mostram a ascensão da modalidade, que hoje, já ocupa a terceira posição em horas dedicadas na TV
São Paulo, 19 de junho de 2019 – O basquete é um esporte que vem ocupando mais espaço no coração do brasileiro, ano após ano. Prova disso é que, de acordo com a pesquisa Ranking dos Esportes¹ do IBOPE Repucom, a modalidade já é responsável por 365 horas de transmissão, em TV aberta e fechada (de janeiro a maio de 2019), e ocupa a terceira posição entre os esportes com mais espaço na televisão. Na somatória de 2015 a 2019, o esporte aparece como o quarto com maior volume de horas em TV.
Longe da TV aberta desde 2000, a transmissão da final da NBA 2019, na última quinta, 13/6, foi comentada por mais de 32 mil pessoas e gerou 11,8 milhões de impressões no Twitter, segundo o Kantar Social TV Ratings, ferramenta da Kantar IBOPE Media que afere o engajamento em Social TV. A principal reação nos posts relacionados à transmissão da partida foi a Admiração.
Os fãs das cestas – Outro levantamento do IBOPE Repucom, o Sponsorlink², indica que desde 2018, os fãs do esporte (que se dizem interessados e muito interessados) se mantém em 42%, o equivalente a 40 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais em todo o país. Este resultado é o mais alto da série histórica (desde 2013), superado apenas pela onda de setembro de 2016, ocorrida logo depois da realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
—
¹Ranking dos Esportes IBOPE Repucom – Cobertura IBOPE Repucom: programação nacional, considerar cobertura para transmissões de jogos ao vivo.
²SPONSORLINK – É a maior pesquisa especializada em esportes do mundo. Presente em 12 países, o estudo oferece uma visão panorâmica dos hábitos e atitudes, consumo de mídia, categorias de produtos e serviços relacionados a esporte. Onda mais recente realizada em abril de 2019, representa a população de internautas brasileiros. Para esta pesquisa foram entrevistados 1.000 internautas, que representam 94,4 milhões de pessoas que acessam a internet no Brasil com mais de 18 anos.
')}