Notícias

    Consumo de vídeo bate recorde no Brasil

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on telegram
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on print

    São Paulo, 4 de março de 2021 – Nunca os brasileiros consumiram tanto conteúdo em vídeo quanto em 2020, em todos os formatos. 99% dos internautas assistem vídeos, em diferentes telas e dispositivos.  TV, redes sociais, plataformas de streaming, lives e até videochamadas: redescobrimos o vídeo nas nossas vidas. A Kantar IBOPE Media lança o Inside Video, o mais novo estudo sobre o cenário da indústria no Brasil e anuncia novas etapas da medição de audiência e publicidade cross mídia no país.

     

    Vidrados no vídeo

    O Brasil como um todo se destaca no consumo de vídeo em relação à média global. 80% dos brasileiros assistiram vídeos online gratuitos, frente a 65% dos estrangeiros. O mesmo vale para vídeos em redes sociais (72% x 57%) e vídeos em serviços por assinatura (62% x 50%). E o crescimento ocorre independentemente da forma de acesso: 68% dos usuários de internet viram mais vídeo e TV online por streaming gratuito durante os períodos de isolamento e 58% mais streaming pago.

    O Inside Video revela ainda que mais de 204 milhões de brasileiros assistiram televisão em 2020, deixando-a ligada por 7h09 diariamente, tempo 37 minutos maior do que em 2019 – o tempo mais alto dos últimos cinco anos. Também em 2020 foram registradas 38 das 50 maiores audiências dos últimos cinco anos, com pico em 24 de março, 23% maior do que a média anual de 18,25%. Nesse dia foram anunciadas notícias importantes, como o fechamento do comércio em todas as capitais do país, o adiamento da Olimpíada de Tóquio e o alerta da OMS colocando os EUA como novo epicentro mundial da pandemia de Covid-19. Foi mais audiência do que a registrada em momentos como os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2018, a greve dos caminhoneiros em 2017 e tanto a abertura quanto o encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016.

    “O ano também contou com outras coberturas igualmente importantes, como o cenário político nacional, o movimento Black Lives Matter e as eleições norte-americanas. Tudo isso fez com que os canais dedicados ao jornalismo na PayTV tivessem um aumento considerável em suas audiências. Em média, as pessoas passaram 30% a mais de tempo assistindo canais de notícias em 2020”, comenta Adriana Favaro, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da empresa.

    Já os streamings chamam atenção por seus catálogos. Em média, cada usuário passa 1h49 por dia assistindo serviços de vídeo on demand pagos, porém cresce a disputa por esse assinante. “Com mais opções de players, somente 8% dos usuários afirmam que não cancelariam o serviço que assinam por motivo nenhum. Um desafio para um mercado com crescente competitividade”, explica Adriana.

     

    Mais que conteúdo: publicidade ganha novas formas no vídeo

    O cenário tornou a experiência do vídeo ainda mais relevante para a publicidade. “Em um mundo onde a interação entre pessoas passa a ser cada vez mais virtual, marcas e anunciantes buscaram novas formas de se aproximar do público. Apesar do distanciamento físico, estamos próximos. A interatividade está em alta. Em agosto, por exemplo, 8% dos brasileiros disseram ter escaneado um QR Code pela primeira vez na pandemia”, explica Arthur Bernardo Neto, Diretor de Desenvolvimento de Negócios para Media Owners.

    Os players de streaming também aproveitaram o momento para intensificar sua comunicação para conquistar assinantes e aumentaram suas atividades publicitárias em 82%, em comparação a 2019. “Em média, as plataformas de streaming investiram em pelo menos 3 meios em 2020. No entanto, quando olhamos para os cinco maiores players deste segmento, o número salta para uma média de 6 meios cada, o que mostra que até os players digitais entendem a importância de investir em multimeios”, complementa Arthur.

     

    A mudança veio para ficar: conheça o focal meter

    Novos comportamentos foram acelerados no último ano. A pandemia acelerou a transformação digital impactando aqueles que compram, vendem e consomem mídia. Ao mesmo tempo em que o consumo de vídeo cresce, o seu conteúdo se torna cada vez mais fluido passando a ser distribuído em diferentes formatos e modelos. A medição de audiência acompanha esse movimento. A Kantar IBOPE Media anuncia mais uma etapa da sua medição cross mídia, com a instalação do Focal Meter no painel de audiência.

    O Focal Meter é um aparelho, desenvolvido pela Kantar, que detecta o consumo online de vídeo por meio de conexão direta com roteador da residência. “No 2º trimestre do ano evoluiremos nossa medição e instalaremos em nosso painel de TV esses aparelhos capazes de reconhecer o consumo de vídeo online, em todos os devices, criando um Painel 2.0. Isso acontece ao mesmo tempo em que trabalhamos em conjunto com diferentes players em soluções flexíveis de tagueamento, e integrações diretas de dados”, explica Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil.

    A leitura cross mídia da audiência e dos investimentos publicitários permitirá que agências e marcas conheçam melhor o comportamento da audiência em distintas plataformas de vídeo, meçam a performance do conteúdo de vídeo em todos os dispositivos, demonstrem o valor do conteúdo e da publicidade em um ambiente de mídia cada vez mais fragmentado, tenham uma visão clara e comparativa da concorrência e entreguem campanhas mais eficazes.

    “Se a mudança de comportamento afeta toda a indústria, é cada vez mais urgente entender a audiência no cenário de múltiplas escolhas e intensificação da oferta. A medição em todas as telas e plataformas deve ser levada a sério, para que todos os players identifiquem o valor de uma visão integrada”, finaliza Melissa.

    Confira todos os insights e novidades no Inside Video: a (Re)descoberta. Faça o download gratuito.

     

    Sobre a Kantar IBOPE Media

     

    A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.

     

    Sobre a Kantar

     

    A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

     

    AD Comunicação & Marketing

    Ana Davini / Daniel Ramirez / Daniela Giuntini / Daniela Bonacorso

    (11) 3042.6442 / 99965.8147 / 97164.7773 / 98292.0826

    contato@adcomunicacao.com.br

     

     

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Cookie Consent with Real Cookie Banner