Notícias

    Dividir para multiplicar: Clusters Predefinidos, a segmentação para estratégias mais assertivas

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on telegram
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on print

    A comunicação é um elemento chave para o sucesso das marcas. E para torná-la eficaz é necessário clareza sobre o público-alvo que deverá ser atingido. Nesse processo, informações sobre opiniões, atitudes, comportamentos, hábitos e atividades dos consumidores são fundamentais para um planejamento de mídia mais assertivo.

    O IBOPE Media contribui para esse trabalho de agências e anunciantes, oferecendo ao mercado os Clusters Predefindos do Target Group Index, uma solução que agrupa e classifica os consumidores em 7  segmentos de consumo, expandidos em 39 subcategorias, que trazem perfis com detalhamento dos temas de maior interesse, valores éticos e meios favoritos de cada um deles.

    Na entrevista a seguir, Melissa Vogel, diretora executiva multimídia do IBOPE Media, explica como funciona e quais os benefícios trazidos pela segmentação para o planejamento de mídia e tomada de decisão nos negócios.

    Por que a segmentação tem se tornado tão importante para o dia a dia do planejamento de mídia?

    Melissa: A segmentação orienta de forma assertiva a tomada de decisão nos planejamentos estratégicos de marketing e comunicação, contribuindo para planos de mídia mais eficientes. A partir da segmentação das ações publicitárias nos diferentes meios, podemos pensar em linguagens próprias para cada público, gerando significados diferentes para cada um deles.

    Os clusters predefinidos do Targert Group Index estão divididos em sete segmentos de consumo. Esses segmentos refletem a realidade do mercado brasileiro?

    Melissa: Sim! Esses segmentos foram escolhidos considerando as necessidades de clientes e anunciantes brasileiros, da América Latina e no mundo.  Aliás, cinco dos sete segmentos que oferecemos no Brasil também estão presentes em cerca de 20 países onde a Kantar Media atua. É importante ressaltar que os todos os clusters predefinidos foram criados e validados por estatísticos, contando com três equipes dedicadas a eles durante um ano: o IBOPE Media, em São Paulo e em Miami, e a Kantar Media em Londres.

    Quais foram as informações do Target Group Index utilizadas para compor a segmentação?

    Melissa: Nós selecionamos as frases do Target Group Index relacionadas a opiniões, atitudes, comportamento, atividades de compra e lazer, consumo de mídia e uso de tecnologia mais relevantes para cada segmento. A partir dessa seleção, fizemos análises fatoriais para entender a correlação entre esse conjunto de frases, finalizando com a seleção das melhores combinações. Essas combinações resultam em agrupamentos de indivíduos com características similares que exibem comportamento homogêneo de consumo, representando 100% da população pesquisada em cada um dos segmentos.

    Conheça os segmentos e a porcentagem de cada um dos clusters dentro deles:

    ')}

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Cookie Consent with Real Cookie Banner