O padrão digital brasileiro de transmissão de TV trouxe a mobilidade para o consumo de televisão, que não está mais restrito ao momento em que o telespectador está em casa, em frente à TV, mas sim em suas próprias mãos, em um dispositivo móvel, 24h por dia.
Para apoiar o mercado a transformar essa mudança em oportunidade, a Kantar IBOPE Media, após muito investimento, desenvolveu, em parceria com a empresa japonesa Video Research, o TDT Mobile – um sistema de medição que captura toda a audiência da televisão digital em aparelhos celulares e em tablets.
Hoje, o Brasil passa a ser o primeiro país, depois do Japão, a contar com essa tecnologia. E os primeiros dados da pesquisa da Kantar IBOPE Media sobre a audiência de TV em celulares e tablets, na Grande São Paulo, indicaram que a classe AB foi a que mais utilizou estes aparelhos para ver programas de televisão, sendo que 58% dela consumiu TV em dispositivos móveis e 46% pelo modo tradicional.
Ainda de acordo com o estudo, 70% do consumo de TV digital no celular veio de indivíduos entre 35 e 49 anos. A maior audiência da televisão móvel foi registrada às quintas-feiras e os picos de audiência deste modo de consumo foram entre 12h e 14h e 17h e 21h.
“O TDT Mobile permite que os nossos clientes tenham uma visão ainda mais ampla do telespectador e de seus hábitos”, afirma Fábia Juliasz, diretora de Video Audience Measurement da Kantar IBOPE Media.
Disponível para a Grande São Paulo e, em breve, para Grande Rio de Janeiro, os dados de TDT Mobile serão somados, de forma consolidada, com a audiência regular de TV. Ainda neste ano, lançaremos também a medição de streaming TV, que medirá a audiência do conteúdo de televisão assistido por meio de computadores. ')}