Levantamento inédito do IBOPE Repucom mapeou as formas de publicidade utilizadas pelos anunciantes durante todos os jogos do Campeonato Brasileiro da série A de 2014 para revelar quais foram as mais efetivas dentro do ambiente dos jogos.
Realizada por meio do serviço Football 24, a pesquisa mostrou que o patrocínio no futebol por meio de inserções de marcas nos uniformes dos jogadores gera um retorno bastante positivo para as empresas, sendo que as marcas aplicadas na “frente máster” e a aplicação dupla nas mangas da camisa possuem a maior visibilidade entre as analisadas.
“Esta conclusão era esperada, até porque a frente da camisa, por causa da sua excelente visualização, é normalmente ocupada pela marca que mais investe no time. Já a aplicação dupla na manga do uniforme pode ser vista em qualquer posição que o jogador estiver em relação à câmera de TV”, explica José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom. “É importante frisar que um bom resultado é conseguido por meio da combinação de uma boa qualidade de visibilidade com uma alta duração de exposição”, complementa.
Confira no quadro abaixo mais detalhes sobre as propriedades dos uniformes que mais dão retorno aos patrocinadores:
Football 24
*Índice de qualidade: valora a exposição e qualidade com base: tamanho, localização, tempo de exposição, aparições e fator de impacto.
O estudo ainda mostrou que a inserção de marcas em placas estáticas ao redor do campo de futebol e em tapetes ao lado dos gols também traz uma boa visibilidade para os patrocinadores.
As placas estáticas ficam expostas por bastante tempo (715 segundos, em média) durante as transmissões na televisão e sua qualidade de visibilidade atinge um Índice de Qualidade de 16,74. Já os tapetes posicionados ao lado dos gols têm uma qualidade de visibilidade mais alta (20,60) e acumulam 277 segundos, em média, de exposição durante os jogos televisionados.
“As placas, painéis e tapetes de campo continuam sendo extremamente eficientes na exposição das marcas comprometidas com o esporte, pois oferecem às marcas um excelente custo-benefício”, analisa Colagrossi. “O patrocínio do uniforme promove uma atitude, uma relação com o clube. Já as placas de campo potencializam a lembrança entre os impactados e a relação da marca anunciada com o esporte”, finaliza o executivo.
Além dos resultados obtidos pelo Football 24, o IBOPE Repucom constatou, desta vez por meio da pesquisa Sponsorlink, que o patrocínio esportivo é um fator decisivo para consumidores na hora de suas compras. Um exemplo disso é que 45% dos entrevistados escolheriam uma marca que apoia atletas ou times em detrimento daquelas que não possuem nenhuma relação com o mundo esportivo.
Além disso, 56% da população compraram produtos esportivos oficiais no último ano. Os itens para futebol de campo lideram com larga vantagem o ranking de vendas, com mais de um terço das indicações (38%).
Realizado em setembro e outubro de 2014, o estudo Sponsorlink entrevistou 1.000 internautas. Já o Football 24 desconsidera marcas que tiveram exposição em menos de 10 jogos. Além disso, para uma marca obter uma exposição válida no levantamento é preciso que ao menos 80% dela esteja visível na imagem avaliada.
Metodologia Football 24
O Football24 fornece o retorno de exposição das marcas em todos os jogos e noticiários da TV, além dos meios impresso e online. A ferramenta identifica quantas vezes a marca aparece, a duração e o valor da exposição, além da qualidade da visibilidade, por meio de reconhecimento automático das marcas durante as transmissões. ')}