Notícias

    IBOPE Repucom mapeia as formas de publicidade nos jogos de futebol

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on telegram
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on print

    Levantamento inédito do IBOPE Repucom mapeou as formas de publicidade utilizadas pelos anunciantes durante todos os jogos do Campeonato Brasileiro da série A de 2014 para revelar quais foram as mais efetivas dentro do ambiente dos jogos.

    Realizada por meio do serviço Football 24, a pesquisa mostrou que o patrocínio no futebol por meio de inserções de marcas nos uniformes dos jogadores gera um retorno bastante positivo para as empresas, sendo que as marcas aplicadas na “frente máster” e a aplicação dupla nas mangas da camisa possuem a maior visibilidade entre as analisadas.

    “Esta conclusão era esperada, até porque a frente da camisa, por causa da sua excelente visualização, é normalmente ocupada pela marca que mais investe no time. Já a aplicação dupla na manga do uniforme pode ser vista em qualquer posição que o jogador estiver em relação à câmera de TV”, explica José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom. “É importante frisar que um bom resultado é conseguido por meio da combinação de uma boa qualidade de visibilidade com uma alta duração de exposição”, complementa.

    Confira no quadro abaixo mais detalhes sobre as propriedades dos uniformes que mais dão retorno aos patrocinadores:

    Football-24-500x222

    Football 24

    *Índice de qualidade: valora a exposição e qualidade com base: tamanho, localização, tempo de exposição, aparições e fator de impacto.

    O estudo ainda mostrou que a inserção de marcas em placas estáticas ao redor do campo de futebol e em tapetes ao lado dos gols também traz uma boa visibilidade para os patrocinadores.

    As placas estáticas ficam expostas por bastante tempo (715 segundos, em média) durante as transmissões na televisão e sua qualidade de visibilidade atinge um Índice de Qualidade de 16,74. Já os tapetes posicionados ao lado dos gols têm uma qualidade de visibilidade mais alta (20,60) e acumulam 277 segundos, em média, de exposição durante os jogos televisionados.

    “As placas, painéis e tapetes de campo continuam sendo extremamente eficientes na exposição das marcas comprometidas com o esporte, pois oferecem às marcas um excelente custo-benefício”, analisa Colagrossi. “O patrocínio do uniforme promove uma atitude, uma relação com o clube. Já as placas de campo potencializam a lembrança entre os impactados e a relação da marca anunciada com o esporte”, finaliza o executivo.

    Além dos resultados obtidos pelo Football 24, o IBOPE Repucom constatou, desta vez por meio da pesquisa Sponsorlink, que o patrocínio esportivo é um fator decisivo para consumidores na hora de suas compras. Um exemplo disso é que 45% dos entrevistados escolheriam uma marca que apoia atletas ou times em detrimento daquelas que não possuem nenhuma relação com o mundo esportivo.

    Além disso, 56% da população compraram produtos esportivos oficiais no último ano. Os itens para futebol de campo lideram com larga vantagem o ranking de vendas, com mais de um terço das indicações (38%).

    Realizado em setembro e outubro de 2014, o estudo Sponsorlink entrevistou 1.000 internautas. Já o Football 24 desconsidera marcas que tiveram exposição em menos de 10 jogos. Além disso, para uma marca obter uma exposição válida no levantamento é preciso que ao menos 80% dela esteja visível na imagem avaliada.

    Metodologia Football 24
    O Football24 fornece o retorno de exposição das marcas em todos os jogos e noticiários da TV, além dos meios impresso e online. A ferramenta identifica quantas vezes a marca aparece, a duração e o valor da exposição, além da qualidade da visibilidade, por meio de reconhecimento automático das marcas durante as transmissões. ')}

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Cookie Consent with Real Cookie Banner