Notícias

    Mesmo com o fim da quarentena, consumidores afirmam que devem manter hábitos

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on telegram
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on print

    Evitar aglomerações, intensificar boas práticas de higiene e comer melhor são alguns dos comportamentos adquiridos e que devem continuar

    São Paulo, 26 de junho de 2020 – A pandemia de Covid-19 fez com que a população adquirisse novos hábitos, em função das restrições impostas pelo isolamento social. Insights da 11ª edição do Kantar Thermometer mostram que, mesmo com o fim da quarentena, muitos consumidores pretendem mantê-los na ‘nova realidade’, sobretudo comportamentos ligados à higiene pessoal, alimentação saudável, a opção de evitar aglomerações e a forma como consumir mídia.

    Hábitos que viram rotina

    Para a maioria, cuidar mais de si mesmo (higiene, saúde e desenvolvimento) é o principal hábito adquirido durante a quarentena que deve ser mantido. Para 63%, aumentar a higiene será prioridade, enquanto 54% afirmam que devem continuar a comer de forma mais saudável e outros 50% pretendem focar no desenvolvimento pessoal.

    Um hábito que acabou sendo forçado na rotina dos brasileiros foi o do distanciamento social. Mesmo com o fim da quarentena, 74% dos brasileiros dizem que continuarão seguindo essa recomendação e evitarão lugares lotados.

    A nova jornada do shopper

    Evitar aglomerações é um dos quesitos que influencia o consumidor na hora de escolher a melhor loja para suas compras. Por isso, a opção de comprar em canais menores e mais próximos de suas residências aparecem como preferidos. Entre os aspectos mais relevantes, estão o fato de ter poucas pessoas no local (60,2%), o comércio ser perto de casa (59,6%), preços acessíveis (53,3%), cumprimento das medidas sanitárias (47,8%) e não ter filas para entrar (44,9%).

    Nesse cenário, o pequeno varejo e o tradicional ganham relevância com o isolamento. Canais menores exercem um novo papel, sendo buscados para compras de abastecimento, antes concentradas principalmente em Atacarejos. O varejo tradicional ganhou +800 mil novos lares e o pequeno varejo ganhou +2 milhões de lares. As marcas com preços na média do mercado se destacam nas compras por abastecimento:

    Um olhar sobre a Mídia

    O consumo de televisão permanece com a mesma tendência: após as primeiras semanas com crescimento acentuado da audiência, os índices se estabilizaram em patamares acima do anterior à crise. Quase todas as regiões do país apresentaram tempo médio estável nas últimas semanas, com valores acima de patamares anteriores à pandemia.

    Em relação ao último período analisado, o destaque fica para o aumento do consumo nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

    O período de isolamento social permitiu que as pessoas tivessem novas experiências em relação ao consumo de mídia e novas tecnologias. Para o rádio, mostramos hoje que pessoas de todas as idades mantiveram seu consumo do meio, mas o uso de plataformas varia entre elas.

    De acordo com os dados, é possível concluir que pessoas entre 25 a 29 anos escutam rádio mais em serviços de streaming e podcasts do que a média, enquanto as com faixa etária entre 30 a 34 e 35 a 39 anos tendem a ouvir mais no site ou aplicativo das emissoras de rádio. Todas as faixas etárias escutam no dial na mesma média, com um consumo um pouco maior das faixas mais elevadas

    Atividade publicitária

    O número de campanhas publicitárias que trataram sobre Covid-19 na semana entre 8 e 14 de junho são menores se comparadas a maio. Porém, a redução não é linear. Há semanas que o número aumenta ou diminui, o que indica uma resposta das marcas ao contexto da pandemia semana após semana. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, 23% dos anunciantes mencionaram o tema entre os dias 8 e 14 de junho, e 17% de todas as inserções publicitárias na TV Aberta nas duas praças mencionaram o novo coronavírus no mesmo período analisado.

    As campanhas públicas dominam a temática na TV, mas há destaque também para instituições financeiras e lojas de departamento.

    As edições do Kantar Thermometer estão disponíveis no site https://br.kantar.com/covid-19/, que traz atualizações frequentes sobre os impactos do novo coronavírus.

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Cookie Consent with Real Cookie Banner