Notícias

    O que mudou no Brasil em 20 anos: um mergulho em duas décadas de história do Target Group Index

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on telegram
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on print

    Estudos especiais da Kantar IBOPE Media revelam transformações no consumo, na forma de comunicação e nas características da sociedade brasileira

     

    São Paulo, 10 de outubro de 2019 – O mundo está em constante evolução e as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido. O Target Group Index, estudo da Kantar IBOPE Media sobre os hábitos e comportamentos da população, chega agora aos seus 20 anos no Brasil refletindo essa história.

    O Target Group Index evoluiu junto à sociedade: seus insights revelam os comportamentos de milhares de brasileiros. “Dados e informações são a maneira de entender o passado e o presente, e de planejar o futuro. Acompanhamos muitas transformações no estilo de vida, na tecnologia, no consumo, na sociedade. O século XX terminou de forma muito diferente do que começou. O século XXI em apenas poucos anos já se transformou. E essas mudanças vão continuar”, explica Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil.

    Conectados com a experiência

    O quanto mudamos nas duas últimas décadas? A conexão móvel, por exemplo, se tornou um item fundamental no dia a dia do brasileiro. A popularização do aparelho deu um salto em apenas seis anos. Em 2013, 20% da população declarava possuir um smartphone. Em 2019, esse número saltou para 85%. Os smartphones passaram a permitir que o consumidor esteja sempre conectado, com múltiplos serviços e conteúdos disponíveis na palma da mão.

    E não para por aí. A forma como enxergamos as marcas também mudou. Ao olharmos as cinco marcas mais valiosas notaremos que há diferenças entre 2006 e as atuais. Antes, marcas vinculadas a bens de consumo, como China Mobile, GE, Coca-Cola, Marlboro apareciam à frente. Hoje, as marcas mais valiosas proporcionam algo que vai além do produto. Amazon, Apple, Google e Visa, por exemplo, são marcas desejadas por proporcionarem novas experiências de consumo, com grande apelo tecnológico e inovador.

    Um olhar para a Comunicação

    Os impactos dessas mudanças causaram uma verdadeira revolução no comportamento e na comunicação entre pessoas nos últimos 20 anos. Tudo passou a ser mais instantâneo e a agilidade na troca de informações remete a isso. Enquanto em 2001 apenas 11% declararam enviar e receber mensagens instantâneas (uso de Whatsapp, Skype, entre outros), em 2019 esse percentual saltou para 85%. Já o uso de e-mails subiu de 15% para 55%.

    Outro marco importante nas duas últimas décadas: a explosão do vídeo como formato de conteúdo. Com a propagação de recursos, a evolução tecnológica, a popularização dos aparelhos celulares e a ampliação do acesso do brasileiro à conectividade, os consumidores têm mais escolhas e opções do que nunca quando o assunto é consumir conteúdo, em especial em vídeo.

    O consumo linear e não linear de vídeo evolui: enquanto o número de pessoas que declarou consumir conteúdos lineares manteve-se estável entre 2000 e 2019 (de 94% para 91%), os que consomem conteúdo on demand, incluindo streaming ao vivo, já representam 85%. “O conteúdo sob demanda sempre existiu, mas em formatos diferentes. Com a expansão da internet e da conectividade, esse consumo sob demanda se multiplicou, mas sem tirar o espaço do consumo linear”, explica Melissa.

    A mídia em si ganhou uma nova dimensão, além do papel consolidado como meio de informação, as pessoas passaram a consumir ainda mais conteúdo para se entreter. De 2001 para 2019, o número de entrevistados que valorizam o entretenimento na mídia passou de 60% para 81%.

    O público passa a ser protagonista – Com o surgimento dos blogs, fóruns online e redes sociais, o consumidor passou a compartilhar seu próprio material. A produção de conteúdo em redes sociais, por exemplo, aumentou significativamente entre 2011 e 2019. Antes, 34% das pessoas declararam postar em suas redes e, agora, o número subiu para 69%.

    E o que vem pela frente?

    O consumidor, ainda mais empoderado e conectado, representa um grande desafio para marcas, meios e plataformas de mídia que precisam manter sua relevância em um mundo que continuará mudando. “Entender o seu público, conhecer seus hábitos, como se comporta, o que gosta, no que acredita, é parte essencial de preparar um planejamento de mídia eficaz. Compreender a audiência é o primeiro passo para otimizar os investimentos de negócio. O Target Group Index é uma ferramenta poderosa para este conhecimento. É uma solução que acompanha a evolução dos brasileiros, refletindo os anseios de uma população tão diversa e complexa. Agora apresentamos ao mercado o Target Group Index Audience Activation, que permitirá que os segmentos e perfis estudados pela solução sejam identificados na internet e disponibilizados em plataformas e veículos de mídia programática. Nossas audiências passam a ser ativadas no ambiente digital e em tempo real”, comenta Melissa.

    Confira insights inéditos da onda de 20 anos do Target Group Index no site da Kantar IBOPE Media: https://bit.ly/35eLjjq

    ——-

    Kantar IBOPE Media
    A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.
    Kantar
    A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

    ')}

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Cookie Consent with Real Cookie Banner