Notícias

    O valor da mensagem única

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on telegram
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on print

    Marcas, agências e proprietários de mídia estão navegando em um mundo complexo: muita informação, muito conteúdo, muitas mensagens. Como tornar a sua marca relevante neste cenário? A nova edição do DIMENSION aborda os principais desafios desse mercado. Ana Monteiro, Diretora Comercial de Agências e Anunciantes da Kantar IBOPE Media, comenta os destaques do estudo.

     

    Considerando que o Dimension já está na sua 3ª edição, o que você percebe de tendência para o mercado brasileiro?

    Ana Monteiro: Após três anos acompanhando as questões abordadas pelo DIMENSION, observamos que em um mundo com tantas mudanças, a multicanalidade continua em destaque. Dentro desse cenário, o modelo de agências full service do mercado brasileiro, aquelas que atuam tanto no criativo como no planejamento de mídia, sai na frente. A multicanalidade exige uma coerência de mensagens entre todos os canais utilizados. E, além dessa coerência, é imprescindível uma adequação tática de como esse conteúdo chegará em cada canal.

    As agências brasileiras já trabalham com a criatividade em associação com mídia e isso fortalece a entrega de uma mensagem única. Isso permite que cada uma das campanhas seja pensada de uma forma mais eficiente e a agência aporte ao seu cliente algo de grande valor.

    Você acredita que o modelo hibrido é o melhor caminho?

    AM: Sem dúvida! Para os publishers, a adoção do modelo hibrido de financiamento permite atuar dentro de outra tendência: a personalização, que é o que o consumidor espera hoje. Ele quer ter opções, além de ser atendido da sua forma, na sua necessidade, no seu momento. A oferta de modelos híbridos atende esse desejo.

    O DIMENSION indica que os consumidores estão cada vez mais bem informados e desconfiam quando as mensagens não são autênticas e transparentes. Quais são os principais desafios para o mercado nesse cenário?

    AM: Comunicar-se em múltiplos formatos é um dos grandes desafios para os anunciantes.  É necessário determinar que lugar a marca ocupa no mundo e essa posição deve se refletir em todos os pontos de contato. Ser transparente quando a marca está falando de si mesma, por exemplo, é primordial. O consumidor percebe se a marca está falando de si, se está patrocinando um influenciador, e se a mensagem vai além da publicidade em seu formato “original”.

    A marca precisa, ainda, integrar a avaliação desses múltiplos formatos de disseminação de mensagem. Esse é outro grande desafio. Como avaliar os resultados obtidos por essas campanhas? É difícil ter uma medição única para todos os pontos de contato, mas é possível avaliar se os resultados têm coerência com a estratégia do anunciante. Nesse ponto que a Kantar pode apoiar os seus clientes: na co-criação de modelos de avaliação dos resultados.

    A segmentação, o marketing de precisão, tem ganhado espaço nos últimos anos. Mas quando a marca precisa ampliar a mensagem, como ela deve atuar?

    AM: É notável um crescimento da mensagem individualizada, personalizada, mas é necessário adequar a estratégia de comunicação aos objetivos do anunciante. Uma boa estratégia de comunicação de massa permite um canal mais aberto e amplia as percepções do consumidor sobre a marca. As comunicações personalizadas, muitas vezes, reforçam comportamentos que esse indivíduo já possui: estou falando sobre um assunto que o consumidor já conhece ou deseja. O importante é que, independente do formato, a mensagem siga uma linha autêntica e coerente com o propósito da marca.

    ———

    Metodologia – Os dados do Dimension são resultados de entrevistas com 5.000 consumidores conectados em cinco dos maiores mercados de comunicação do mundo (Brasil, China, França, Reino Unido e EUA – 1.000 consumidores em cada um). Consumidores conectados são definidos como aqueles com mais de 18 anos que usam pelo menos dois dos seguintes dispositivos conectados à Internet: PC, laptop, smart TV, smartspeaker/dispositivo ativado por voz, tablet pessoal ou smartphone. Os dados produzidos não são comparáveis a nenhum dado coletado de uma amostra representativa de uma população total de adultos.

      ')}

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Cookie Consent with Real Cookie Banner