SHARE DE AUDIÊNCIA DE VÍDEO – Aparelhos de TVs
Consumo individual em domicílios

No início de 2022, a Kantar IBOPE Media lançou o serviço de audiência Cross Platform View (CPV), projetado para medir a audiência de TV Linear (TV aberta e Pay TV), Video on demand e Streaming em todos os dispositivos no Brasil. O serviço, amplamente utilizado pela indústria, fornece um conjunto de métricas unificadas para analisar e comparar audiências em todas as plataformas. 

O Cross Platform View é resultado da evolução da medição de audiência televisiva no Brasil. A Kantar IBOPE Media introduziu no painel atual um medidor adicional, chamado focal meter, que é instalado diretamente nos roteadores domésticos para medir o consumo de vídeo online e fornecer métricas comparáveis ​​para análise de audiências. 

O gráfico abaixo reflete o percentual médio de audiência em dezembro de 2022 nas 15 regiões metropolitanas medidas pela Kantar IBOPE Media através dos aparelhos de TVs, conectado ou não,  excluindo o consumo de vídeo em outras telas (Tablet/Laptop/Smartphone), outras utilizações de aparelhos de TV não relacionadas a vídeo consumo e conteúdo não identificado. 

Com base no CPV, a audiência individual através do aparelho de TV é composta por televisão linear (TV Aberta e Pay TV), que representa 86,8% de participação e streaming, que representa 13,2% de participação.

As plataformas de streaming estão classificadas abaixo divididas entre plataformas de vídeo online (AVOD/SVOD) com 5,6% de participação, e serviços de compartilhamento de vídeo, com 7,6% de participação. As plataformas de maior representatividade no consumo de vídeo são Netflix (4,2%), Globo Play (0,54%) e Amazon Prime Video (0,45%) enquanto o YouTube responde por 7,6% de share.