SHARE DE AUDIÊNCIA DE VÍDEO – Aparelhos de TVs
Consumo individual em domicílios
No início de 2022, a Kantar IBOPE Media lançou o serviço de audiência Cross Platform View (CPV), projetado para medir a audiência de TV Linear (TV aberta e Pay TV), Video on demand e Streaming em todos os dispositivos no Brasil. O serviço, amplamente utilizado pela indústria, fornece um conjunto de métricas unificadas para analisar e comparar audiências em todas as plataformas.
O Cross Platform View é resultado da evolução da medição de audiência televisiva no Brasil. A Kantar IBOPE Media introduziu no painel atual um medidor adicional, chamado focal meter, que é instalado diretamente nos roteadores domésticos para medir o consumo de vídeo online e fornecer métricas comparáveis para análise de audiências.
O gráfico abaixo reflete o percentual médio de audiência em janeiro de 2023 nas 15 regiões metropolitanas medidas pela Kantar IBOPE Media através dos aparelhos de TVs, conectados ou não, excluindo o consumo de vídeo em outras telas (Tablet/Laptop/Smartphone), outras utilizações de aparelhos de TV não relacionadas a vídeo consumo e conteúdo não identificado.
Com base no CPV, a audiência individual através do aparelho de TV é composta por televisão linear (TV Aberta e Pay TV), que representa 84,8% de participação e streaming, que representa 15,2% de participação.
As plataformas de streaming estão classificadas abaixo divididas entre dois grandes macros agrupamentos baseados em diferentes modelos de negócio: plataformas de vídeo online (AVOD/ SVOD) com 6,5% de participação, e serviços de compartilhamento de vídeo, com 8,7% de participação. As plataformas de maior representatividade desse primeiro grupo são Netflix em primeiro lugar (4,8%), Globoplay em segundo lugar (0,7%), Amazon Prime Video em terceiro lugar (0,5%). Outras Plataformas de AVOD/SVOD combinadas representam 0,5% do total de consumo. No segundo grupo, o YouTube responde por 8,7% de share.
