Notícias

    Saiba como foi 2018 e como será 2019 pelo olhar da Kantar IBOPE Media

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on telegram
    Share on whatsapp
    Share on email
    Share on print

    Estudo sobre mercado publicitário mostra crescimento de 36% no número de anunciantes, entrada de novas marcas e a influência de grandes eventos.

    São Paulo, 6 de maio de 2019 – Muitos acreditavam que 2018 seria um ano de retração. Para surpresa de alguns, o PIB cresceu pelo segundo período consecutivo e o mercado publicitário surfou na onda de positivismo e apresentou aumento no número de anunciantes. De acordo com o estudo Retrospectiva e Perspectivas, da Kantar IBOPE Media, o aumento foi de 36% e mais de 54 mil marcas invadiram os espaços publicitários.

    Os setores que mais destinaram investimentos para compra de mídia foram Comércio, Serviços, Financeiro, Higiene Pessoal e Beleza e Farmacêutico, sendo que 85% dos novos anunciantes atuam nos segmentos de Serviços, Comércio, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo e Imobiliário. A categoria de Eventos Sociais e Culturais liderou a presença de novas marcas, com mais de 8 mil produções artísticas promovidas em 2018, com forte contribuição regional.

    O ano passado contou com a Copa do Mundo, que tradicionalmente impulsiona a compra de mídia e gera uma disputa acirrada pela exposição das marcas; e as eleições, reduzem os espaços publicitários nos meios de comunicação em função das propagandas e do horário eleitoral. Ainda assim, a tendência se manteve e o segundo semestre teve o maior volume de investimentos. Contrariando a tradição, 2019 pode inverter esse cenário e ter mais espaços ocupados em mídia no primeiro semestre, já que dois importantes eventos estão confirmados: a transmissão da Copa do Mundo Feminina e a Copa América.

    Se passarmos uma lupa somente no evento Copa do Mundo, 57 novas campanhas foram criadas para a TV paga, com 51% do investimento vindo do setor de Serviços, seguido pelos setores Financeiro e Telecomunicações. Já na TV Aberta, durante a Copa do Mundo foram criadas 83 campanhas, com 45% do investimento vindo do Comércio, seguido pelos setores de Higiene Pessoal e Beleza, Telecomunicações e Alimentos. A Copa contribuiu para o crescimento de 10% do GAV (valores publicitário brutos, desconsiderando descontos e negociações), se comparado ao mesmo período no ano anterior.

    A compra de mídia nos meios e veículos aferidos pela Kantar IBOPE Media, baseados em seu preço de vendas antes de qualquer redução resultante de descontos negociados, movimentou o equivalente a R$147 bilhões em 2018. Em relação ao desempenho dos meios, a TV concentrou 71% dos investimentos considerando TV aberta, TV por assinatura e merchandising. Os meios jornal e rádio mantiveram, respectivamente, a segunda e terceira posição.

    Observando o desempenho dos indicadores econômicos e a evolução da compra de espaço publicitário nos últimos dez anos, percebe-se que o mercado de mídia tem resultado superior ao da economia como um todo, sendo que 2018 apresentou o maior crescimento dos últimos cinco anos.

    Por fim, o estudo também mostrou a entrada de novos anunciantes e marcas. Nos meios e veículos aferidos pela Kantar IBOPE Media foram identificados um total de 34.789 novos anunciantes, representando 36% a mais de empresas nos espaços publicitários em 2018. O ano registrou 8 milhões de inserções a mais que o mesmo período do ano anterior, sendo que os mais de 34 mil novos anunciantes foram responsáveis por quase ¼ do crescimento, ou seja, 2 milhões de inserções, contribuição importante para o crescimento de espaços de mídia. Leia o estudo na íntegra no site da Kantar IBOPE Media.

    Kantar IBOPE Media
    A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.
    Kantar
    A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

    ')}

    teste

    Compliance

    A Kantar IBOPE Media disponibiliza um canal de comunicação direto para aqueles que buscam informações ou orientação a respeito do Código de Conduta, políticas e procedimentos da empresa ou que desejam informar uma situação de risco ou potencial não conformidade com as políticas da empresa, regulamentos ou valores.

    O Compliance está disponível para todos os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade com a garantia do anonimato, sigilo e sem qualquer tipo de retaliação.

    Verificação de denúncias

    A partir da denúncia de suspeita de não conformidade, a área de Integridade Corporativa efetuará as investigações necessárias, identificando inicialmente se as alegações são verídicas ou não. Caso seja apurada alguma violação, a Kantar IBOPE Media tomará as medidas apropriadas para corrigir a não conformidade.

    Para falar com o Compliance entre em contato pelo e-mail compliancebrasil@kantar.com ou acesse o Right To Speak: https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pt/gui/106217/index.html

    teste

    Privacidade

    Você está fazendo a solicitação em nome de terceiro sob a sua responsabilidade (ex: menor de idade)?*
    Qual a melhor forma de entrarmos em contato com você para confirmar sua solicitação ou esclarecer qualquer dúvida?*
    Qual foi a forma da realização da pesquisa?*
    Qual foi o tema da pesquisa?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Entrevistados

    Todo mês, realizamos milhares de entrevistas no País para compor os painéis de audiência de TV, responder às pesquisas de consumo dos meios e fomentar outros estudos.

    Em todos os casos, a confidencialidade do entrevistado é garantida por lei. As informações coletadas são utilizadas apenas em análises coletivas, nas quais os dados pessoais ou opiniões individuais dos participantes nunca são repassados ou divulgados em nenhuma hipótese.

    As nossas entrevistas são realizadas face a face, por telefone ou via online. Caso seja abordado por um dos nossos entrevistadores e deseje confirmar a veracidade da pesquisa, disponibilizamos uma lista de contatos de acordo com as áreas dos nossos estudos:

    Entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia e produtos
    ou Levantamento Socioeconômico:
    0800 770 0999
    Entrevista face a face ou por telefone para pesquisa de consumo
    de rádio, jornal e outros meios
    0800 771 7713
    Recrutamento para painel de audiência de TV
    08000 111 830
    teste

    Orçamento de Produtos

    Para que possamos melhor atendê-lo, solicitamos que nos forneça algumas informações sobre você, sua empresa e as suas necessidades, através do preenchimento do formulário abaixo.

    Já contratou serviços de pesquisa alguma vez?*

    * Ao enviar esta solicitação você concorda com os termos e política de privacidade do site.

    Sua solicitação foi enviada com sucesso.

    teste

    Imprensa

    Para obter mais informações sobre a atuação e soluções da Kantar IBOPE Media e solicitar inclusão em nosso mailing de imprensa, utilize os contatos abaixo:

    AD Comunicação e Marketing Assessoria de Imprensa da Kantar IBOPE Media e IBOPE Repucom

    T +55 (11) 3042-6442

    Comunicação institucional Kantar IBOPE Media

    Cookie Consent with Real Cookie Banner